Apresentação

Bem vindos ao blog do Zine OSSOS DO OFÍCIO

OSSOS DO OFÍCIO é um zine que visa a acessibilidade da arte e da informação de forma independente como uma alternativa à mídia que manipula e monopoliza a informação, elitiza a boa arte e divulga a pseudo-arte alienatória. A contribuição é livre, e livre quer dizer inclusive nenhuma. O nome surge da expressão e exposição dos “ossos” do povo e suas fraturas expostas em uma simples folha de ofício. A arte não é assinada propositalmente.
ZíneX é um “selo” para que você possa identificar outras produções artísticas com essa ideologia. Desfrutem!

O Roots da África Liberta

Esta poesia é oferecida a todos os rastas do Brasil, Cabo Verde, Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e Moçambique. Ela está inserida no contexto africano. A chuva, grande alívio ao violento calor africano, caindo sobre os dreads, visual comum aos rastas, simboliza o alívio ao cativeiro imposto ao povo da África e, por consequência, a saciedade da sede e da fome. Porém a água é viva, referência a certo discurso do Leão da Tribo de Judá, alvo de devoção rasta, que afirmou que daria ao seu povo não água comum, mas água viva e quem bebesse dela não sentiria mais sede. Este discurso é visto como uma alegoria à libertação e saciedade do povo. A Revolução e a espiritualidade anti-religião e anti-sistema sem rituais, templos (com o sentido de construções) e cerimonias faz parte da visão rasta. Outros temas como tornar-se templo, receber a revolução (mudança radical interior) com um novo espírito, coração; batalha espiritual; a crença na destruição da Babilonia (o Sistema Mundano), quando o Leão da Tribo de Judá (também conhecido como Leão de Sião, "Lion of Zion") vir receber os que o receberam levando-os para Sião (uma cidade que no sentido espiritual é o próprio Paraíso); o tornar-se filho de Jah (forma poética do nome de Deus apresentada por cinqüenta vezes na Bíblia) ao invés de ser um simples servo e louvá-lo por sua criação (pois Ele é o Criador) são todas doutrinas rastafaris.
A poesia é dividida em quadras, havendo uma quadra dentro de uma outra dividindo-a em duas, podendo ser vistas ambas as quadras como duas quadras separadas por licença poética, mas tendo sua ligação evidenciada pela rima. Os versos são tridecassílabos, uma métrica bem incomum. As rimas são emparelhadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O QUE É ZINE?


Zine é uma publicação alternativa às publicações da mídia de massa, sua existência se deve à necessidade de realizar divulgações para as quais a mídia citada se fecha. O zine também tem como objetivo acessibilizar seu conteúdo.

Contatos

zineossos@gmail.com
selozinex@gmail.com